sábado, 13 de dezembro de 2014

A Geografia na prática


É fundamental para qualquer estudante de Geografia compreender a parte teoria da matéria e a parte prática, neste post irei relatar algumas experiências que foram fundamentais para minha formação acadêmica.
Para mim conhecer o Parque do Varvito( local que a milhões de anos atrás foi um lago) foi crucia para a compreensão de diversos fenômenos naturais importantes.
 O Varvito foi o nome escolhido pelos geólogos para uma determinada espécie de rocha sedimentar. É formado por uma sucessão e repetitiva de camadas e lâminas, onde cada uma delas é coloca em um determinado intervalo de tempo. Cada camada tem em sua composição argilito ou siltito de cor azul escuro.
O Varvito contém evidências de uma grande idade glacial, há registros datando de 270 a 300 milhões de anos, quando um enorme manto cobriu de gelo estendendo-se até a região sudeste da América do Sul.
Segundo o Parque a formação do Varvito de Itu se deu durante a primavera-verão, em que a temperatura estava mais quente, o que fez com que a água gerada peço derretimento do gelo transportasse maior quantidade de sedimentos (argila, areia e etc..) para dentro lago, onde se espalharam através de enxurradas, resultando finalmente em lâminas ou camadas.
Enquanto que no inverno-outono o processo se modificava já que as temperatura neste período são muito mais frias que na primavera-verão, com isso as águas do derretimento do gelo cessam e o lago se congela. Com isso os grãos finos de argila e silte que permanecem suspensos na água, podem se assentar no fundo do lago, formando camadas ou lâminas. Deste modo nasceu o que hoje chamamos de Varvito da cidade de Itu.
(Nesta imagem podemos observar o interior do antigo lago, e também vemos as camadas ou lâminas que formam o Varvito.Fonte: foto do acervo do autor)










Referência Bibliográfica: Guarnieri, Beatriz,Valença, Bruna, Oliveira, Letícia, Pova, Luceli (2014). Relatório de campo.
 Fonte: http://www.itu.sp.gov.br/?area=74. Acesso em 12/12/2014

Um comentário:

  1. muito interessante a matéria. Realmente foi bom conhecer um pouco mais sobre uma formação rochosa que compõe nosso planeta. parabens

    ResponderExcluir